San Juan: Lei Proíbe Discriminação Contra Pessoas com Cabelos Afros h galera Porto Rico
O governador de Porto Rico assinou uma ⚽️ lei na quarta-feira que proíbe a discriminação contra pessoas com cabelos Afros, rulos, tranças, twists e outros estilos capilares na ⚽️ diversa região dos Estados Unidos.
A medida foi celebrada por aqueles que haviam longamente exigido proteção explícita relacionada ao ⚽️ trabalho, moradia, educação e serviços públicos.
Uma Vitória para Gerações Futuras
Welmo Romero Joseph, facilitador comunitário da organização sem fins ⚽️ lucrativos Taller Salud, disse h galera entrevista que "é uma vitória para gerações futuras".
A organização é uma das várias ⚽️ que vinham pressionando pela lei, com Romero destacando que ela envia uma forte mensagem de que "você pode alcançar posições ⚽️ de poder sem ter que mudar h galera identidade".
Embora as leis e constituição de Porto Rico protejam contra a ⚽️ discriminação, assim como o Título VII da Lei dos Direitos Civis, um precedente foi estabelecido h galera 2024 quando um Tribunal ⚽️ de Apelações dos Estados Unidos rejeitou uma ação discriminatória e considerou que uma política de empregador contra dreadlocks no Alabama ⚽️ não violava o Título VII.
Exemplos de Discriminação
Legisladores h galera Porto Rico realizaram uma audiência pública sobre o assunto este ⚽️ ano, com vários porto-riquenhos compartilhando exemplos de discriminação, incluindo ofertas de emprego condicionadas a cortes de cabelo.
Romero relembrou ⚽️ como um diretor de escola ordenou que ele cortasse seu top-flat.
"Era uma fonte de orgulho", disse sobre esse ⚽️ estilo capilar. "Eu era um estudante de 4.0. O que isso tinha a ver com meu cabelo?"
Com uma ⚽️ população de 3,2 milhões, Porto Rico tem mais de 1,6 milhão de pessoas que se identificam como sendo de duas ⚽️ ou mais raças, com quase 230 mil identificando-se apenas como Negras, de acordo com o Censo dos Estados Unidos.
Tratamento ⚽️ Derrogatório
"Infelizmente, pessoas identificadas como Negras ou descendentes de africanos h galera Porto Rico ainda enfrentam tratamento desprezível, privação de oportunidades, ⚽️ marginalização, exclusão e qualquer tipo de discriminação", afirma a lei assinada na quarta-feira.
Embora Romero elogie a lei, ele ⚽️ alerta que medidas são necessárias para garantir que ela seja cumprida.
Lei CROWN nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos continentais, ⚽️ pelo menos 24 estados aprovaram versões da Lei CROWN, que visa banir a discriminação capilar baseada h galera raça e significa ⚽️ "Criando um Mundo Respeitoso e Aberto para Cabelos Naturais".