Um novo período de protecionismo leva a um crescimento global mais lento e dificulta a tentativa de erradicar a pobreza, 🎉 alerta o Banco Mundial
Uma nova era de protecionismo está levando a um crescimento global mais lento e dificultando os esforços 🎉 para erradicar a pobreza, alertou o Banco Mundial.
A instituição com sede trancaon Washington disse que 80% da população mundial - 🎉 mais de 6 bilhões de pessoas - estão vivendo trancaon países onde o crescimento será mais lento nos próximos três 🎉 anos do que na década pré-Covid.
No seu relatório econômico global semestral, o Banco Mundial disse que o modelo de cooperação 🎉 internacional que permitiu que os países mais pobres reduzissem a diferença com os países mais ricos se fragmentou.
Cooperação internacional é 🎉 fundamental
Embora a economia global tenha evitado a recessão, ela se estabilizou trancaon um nível inferior ao dos anos que antecederam 🎉 o início da pandemia.
Indermit Gill, economista-chefe do Banco Mundial, disse que os formuladores de políticas têm motivos para se alegrar 🎉 com um "pouso suave", apesar do maior aumento dos encargos de juros globais desde os anos 80.
"Mas eles seriam sábios 🎉 trancaon manter os olhos no prêmio: as taxas de crescimento ainda são muito lentas para progresso. Sem uma cooperação internacional 🎉 mais forte e um esforço concertado para políticas que promovam a prosperidade compartilhada, o mundo poderia ficar preso na faixa 🎉 lenta."
As previsões do banco mostram que o crescimento global se manterá estável trancaon 2,6% trancaon 2024, antes de subir para 🎉 uma média de 2,7% trancaon 2025-26. Na década pré-Covid, o crescimento foi de 3,1%.
Gill disse que o progresso trancaon direção 🎉 à prosperidade ocorre quando os governos implantam políticas que promovem a produtividade, o empreendedorismo e a inovação - e quando 🎉 o fazem cooperando.
"Isso foi o modelo que floresceu depois da queda do Muro de Berlim. Encorajando o fluxo de bens, 🎉 capital e ideias através das fronteiras, ele inaugurou uma era extraordinária de prosperidade global: um período de aproximadamente 25 anos 🎉 trancaon que as rendas dos países mais pobres, trancaon média, estavam se aproximando das dos países mais ricos, e quando 🎉 o mundo estava quase no fim da pobreza extrema," ele disse.
No entanto, Gill acrescentou que as perspectivas econômicas globais fornecem 🎉 uma "avaliação sombria" de como o modelo de cooperação internacional está se fragmentando, apontando para o crescimento de medidas comerciais 🎉 projetadas para restringir os fluxos comerciais transfronteiriços trancaon ritmo histórico.
"Quatro anos após os transtornos causados pela pandemia, conflitos, inflação e 🎉 apertão monetário, parece que o crescimento econômico global está se firmando," Gill disse.
"No entanto, o crescimento está trancaon níveis mais 🎉 baixos do que antes de 2024. As perspectivas para as economias mais pobres do mundo são ainda mais preocupantes. Elas 🎉 enfrentam níveis de serviço de dívida abrangentes, possibilidades comerciais restritas e eventos climáticos caros. As economias trancaon desenvolvimento terão que 🎉 encontrar formas de incentivar o investimento privado, reduzir a dívida pública e